Asset Management

Asset management: saiba o que é gestão de ativos

Private Equity
Compartilhar

O asset management ou gestão de ativos, na tradução livre em português, refere-se à gestão de investimentos de uma empresa ou pessoa física por meio de um banco ou empresa especializada. 

E como isso funciona na prática? Ao contrário de uma corretora, em que o investidor solicita os investimentos em determinados ativos, no asset management essas decisões são tomadas pela própria empresa. 

O objetivo é diversificar os investimentos do proprietário e conseguir alcançar a maior rentabilidade possível para esse conjunto de ativos. 

Uma gestora de asset management pode também ser contratada por um fundo de investimentos para gestão da sua carteira. Neste caso, ela deve seguir a política definida no regulamento do fundo, registrado na CVM.

Como é feito o asset management

O asset manager ou gerente de ativos fica responsável por alocar da melhor maneira o capital disponibilizado pelo investidor, de acordo com os seus objetivos. 

É importante ter esse objetivo claro porque assim facilita a alocação de recursos. Não é recomendado, por exemplo, ir para a bolsa de valores se a ideia é usar os recursos no curto prazo. Essa informação é importante para escolher o melhor tipo de liquidez.  

Oferta Thomas Edison

Pensando em diversificar, é possível investir em ativos de renda fixa, renda variável, investimentos alternativos e também de proteção. E por que isso é feito? Para proteger o capital do investidor, diversificando as rentabilidades e níveis de risco.

No caso da renda fixa, pode-se investir em LCIs, LCAs, títulos públicos e CDBs. Já na renda variável, a alocação pode ser feita na bolsa de valores e fundos imobiliários. Na classe de alternativos, destacam-se os investimentos em empresas de capital fechado. E, com o objetivo de proteção, costuma-se apostar no dólar e no ouro. 

A instituição financeira ou banco responsável pela gestão de ativos é remunerada pela taxa de administração e também uma porcentagem da rentabilidade dos investimentos. 

Diferença entre asset management e wealth management 

Existe uma diferença conceitual importante entre asset management e wealth management, ou gestão de riqueza. 

O objetivo do asset management é gerenciar e investir o capital do investidor. Já o wealth management engloba uma gama maior de serviços. Além da gestão de ativos, também atua no planejamento de aposentadoria, parte tributária, fluxo de caixa, transmissão patrimonial etc. 

O wealth management é um serviço normalmente contratado por pessoas com patrimônio elevado, como empresários e herdeiros de grandes fortunas.

Se interessou pelo assunto e quer conhecer ainda mais o mercado financeiro e temas como private equity e investimentos alternativos? Fique por dentro de todos os conteúdos e cursos oferecidos pela Solum.ed e aprenda a cuidar ainda mais do seu capital.  

curso de investimentos alternativos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *